Descrição
Trepadeira de elefante (Argyreia nervosa) 1g
Argyreia nervosa faz parte da família das Convolvulaceae, aparentada com a Morning Glory. Esta planta encontra-se em Madagascar, Caribe, Asia, Haiti e Hawaii. A Argyreia nervosa é uma trepadeira que chega a atingir os 10 metros. Esta linda trepadeira ornamental tem uma folhagem larga em forma de coração produzindo cachos de flores. Esta planta é usada na Medicina Ayurvédica para estimular a inteligência, a memória e aumenta a esperança de vida.
Origem: Brasil
Preparo tradicional: na Medicina Ayurvédica, a planta inteira é usada. Desidratada, em pó ou mesmo fresca. A semente (1-5) podem ser ingeridas e produzem efeito enteógeno. Portanto, nesse caso faz-se necessário retirar dela a fina casca (a qual contém toxinas que tomadas em maior quantidade podem revelar-se mortais para o ser humano), deixando-a quase branca, como uma amêndoa sem pele. Para isso ajuda bastante deixar a semente imersa na água em torno de 1 minuto antes da remoção da pele. Lave as sementes e coma-as ou misture-as num suco. Algumas pessoas preferem moer a semente e deixar por uma noite em água fria e depois coar e beber somente a água.
Como plantar: coloque as sementes de molho por poucas horas, depois cubra-as com terra e mantenha-as úmidas até que brotem após vários dias. A Argyreia nervosa necessita para crescer bem: clima quente, muita água, muito sol e muito espaço para o desenvolvimento das raízes. Num lugar de clima frio, elas crescem apenas indoor. Dentre 10 sementes, por volta de 6 brotam. Essa planta necessita de muito espaço entre as raízes. Em vasos, elas não se desenvolverão de forma satisfatória.
Riscos: cuidado ao plantar a Argyreia nervosa. Você não vai querer uma planta dessa plantada rente à sua casa ou perto de uma planta que você gosta muito, pois ela destruirá telhados e até paredes ou matará a planta na qual ela se enroscar. Um bom lugar para ela, como a maioria das trepadeiras, seria as cercas. Quando ingeridas, as sementes podem provocar fortes dores estomacais e em todo o corpo. Para evitar isso, as sementes devem ser bem preparadas. Em caso de intoxicação, a Kava Kava (Piper methysticum) pode ajudar, pois possui o antídoto para a estriquinina presente nas sementes de Argyreia nervosa.
MANTENHA LONGE DO ALCANCE DAS CRIANÇAS!
Avaliações
Não há avaliações ainda.