Descrição
Andiroba (Carapa guianensis) 200ml
Andiroba é uma árvore da floresta tropical que chega a atingir mais de 40 metros de altura. É da mesma família da árvore Mahagoni. O óleo de Andiroba é um produto sustentável da floresta tropical que tem um longo histórico de uso na América do Sul Uma única árvore é capaz de produzir, em média, cerca de 200 kg de castanhas anualmente. Aproximadamente 6 kg de castanhas são necessárias para produzir 1 kg (cerca de 1 litro) de óleo de Andiroba, usando o método tradicional de extração. Esse método tradicional de extração é eficaz, ainda que primitivo. As sementes são coletadas dos rios, onde elas costumam boiar após caírem da árvore ou mesmo do chão. Elas são fervidas em uma grande caldeira de água e ali deixadas por mais ou menos duas semanas até que elas tenham e depois espremidas (prensadas) para se extrair o óleo.
Os povos indígenas na Amazônia têm usado a Andiroba de diferentes maneiras ao longo dos séculos e, remotamente todas as partes da árvore, como também o óleo da semente são utilizados. Os índios Munduruku tradicionalmente usaram esse óleo para a mumificação de cabeças humanas que serviam de troféus de guerra.
As tribos indígenas Wayãpi, Palikur e Creoles tem usado para remover carrapatos de seus escalpos e outros parasitas de pele. Várias tribos indígenas da Amazônia combinam o óleo de Andiroba com o pigmento vermelho-alaranjado extraído das sementes de Urucum. Eles lambuzam seus corpos com essa oleosa mistura de cor alaranjada e até mesmo os seus cabelos para se protegerem contra picadas de insetos e repelirem a água da chuva. O óleo de Andiroba queima bem e é usado como uma lâmpada natural na floresta. Não apenas queima sem poluir, desprendendo pouca fumaça, mas também repele os mosquitos, moscas e outras pestes. Medicinalmente, pode ser aplicado diretamente nas articulações para aliviar artrite e dores reumáticas ou ser misturado à água quente ou leite materno e ser pingado dentro do canal auditivo no caso de inflamações do ouvido. Aplica-se o óleo externamente em caso de ferimentos e hematomas, como óleo de massagem e repelente natural, fazendo uso tópico para diversos problemas de pele, incluindo a psoríases.
Origem: Brasil
Como usar: o óleo de Andiroba pode ser aplicado topicamente várias vezes ao dia para tratar brotoejas, dores das articulações e dores musculares e em caso de feridas e machucados, picadas de insetos, furúnculos e úlceras. Ele pode ser usado puro ou combinado com outros óleos para compor um óleo de massagem com propriedades curativas e anti-inflamatórias, ou ainda ser gotejado nos ouvidos para tratar infecções dos mesmos, inclusive em cães e gatos, é só pingar algumas gotas nos ouvidos afetados diariamente durante uma semana.
Avaliações
Não há avaliações ainda.